20 de novembro dia da Consciência Negra

Cypriano Advogados Consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data passou a constar oficialmente no calendário nacional com a promulgação da Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O dia para a celebração não foi escolhido ao acaso, fazendo referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica nacional de grande importância na resistência contra a escravidão.

Inegável que, desde a abolição da escravidão no Brasil, há uma luta para se chegar à igualdade e extirpar a discriminação racial do dia a dia brasileiro, que respinga nos mais diversos aspectos da vida do indivíduo, desde o âmbito profissional até a liberdade religiosa.

Ainda não chegamos ao desejável ideal de uma sociedade livre, justa, solidária e livre de preconceitos de qualquer origem, mas são visíveis os avanços nesse sentido, como as políticas de cotas que visam a garantir o maior ingresso da população negra em universidades e cargos públicos.

A importância da data é ímpar na luta por igualdade racial e pelo fim da discriminação, devendo ser uma pauta de política pública rememorada não apenas hoje, mas em todas as outras oportunidades de exercício da cidadania e das liberdades constitucionais, sendo, ainda, oportunidade de celebração de todas as conquistas alcançadas até hoje na incansável luta por igualdade e pelo fim da discriminação racial.