Direito do consumidor: comprei pela internet, mas o produto não foi entregue dentro do prazo, quais são os meus direitos?

direito do consumidor - compras pela internet

As comemorações de final de ano ajudam a fomentar o comércio, reanimando o hábito da troca de presentes, seja entre familiares, amigos, colegas de trabalho ou outros entes queridos que se deseja agradar.

Com a disseminação da informação a um click e a facilidade digital, muitos consumidores optam por adquirir produtos pela internet. Os preços atraentes, as facilidades de pagamento e a entrega facilitada contribuem para que o impulso da compra seja maior que a proteção de seus direitos.

Tendo em vista esses fatores, existem medidas que podem ser adotadas pelos consumidores para se prevenir de dores de cabeça — por exemplo, é importante desconfiar de preços muito baixos, atentar-se para a confiabilidade da empresa fornecedora e também consultar se a loja eletrônica possui cadastro junto à Receita Federal.

Caso tenha realizado a compra e houve atraso na entrega ou o não recebimento do produto, o consumidor poderá optar entre: a entrega forçada do produto, a restituição integral do valor pago, o envio de outro produto equivalente ou o cancelamento da compra. Se perceber que caiu em alguma fraude, procure a delegacia do consumidor mais perto de sua região.