A cor da moda em novembro é o azul

A cor da moda em novembro é o azul

No mês de outubro diversos monumentos e pontos turísticos foram coloridos de rosa para chamar a atenção sobre a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer de mama.

Agora a campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens da necessidade de cuidar da saúde – em especial do câncer de próstata, o mais comum após o de pele.

O início da campanha é curioso: um grupo de amigos australianos, preocupados com a saúde de seus colegas, decidiu deixar o bigode crescer por um mês – novembro de 2003. O dinheiro que economizariam com lâminas de barbear e outros produtos seria doado a alguma entidade de ajuda à saúde masculina. Como eram poucos, claro, não arrecadaram muito. Mas o bigode chamou a atenção de mais gente e no ano seguinte a campanha cresceu e hoje é mundial – desde o início, mais de 480 milhões de euros já foram arrecadados nos cinco continentes.

No Brasil, o principal foco é mesmo o câncer de próstata. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada seis homens possui a doença. Cerca de 69 mil casos são diagnosticados a cada ano. Mesmo assim, há uma grande resistência a consultas urológicas: apenas metade dos brasileiros em idade para fazer o exame (a partir dos 45 anos) já foi a um urologista. A prevenção é importante pois, quando diagnosticado cedo, o tumor desaparece em 95% dos casos.

Procure se informar e não deixe de cuidar da sua saúde! A prevenção é a melhor forma de evitar o agravamento do câncer, possibilitando que o tratamento precoce minore os riscos da doença.

Texto adaptado do site: www.sociomotiva.com

Você também vai gostar