Direito Civil

Cypriano Advogados atua em diversas frentes do Direito Civil, seja prestando consultoria, seja em processos judiciais, especialmente no que respeita a Contratos, a Societário, a Planejamento Sucessório, a Falência e Recuperação Judicial, a Recuperação de Créditos e a Responsabilidade Civil.

Contratos

O CyA privilegia, sempre, a prevenção de conflitos e atua, junto a seus clientes e parceiros, para que as práticas ocorram da maneira mais precisa e segura sob o aspecto jurídico. No campo contratual, especialmente, a preocupação com a prevenção de conflitos é elemento essencial à atuação advocatícia consultiva do Escritório.

Buscando o conhecimento aprofundado do negócio e dos interesses do cliente, Cypriano Advogados, na elaboração ou na revisão de um contrato, lança mão dos instrumentos jurídicos apropriados e necessários à segurança jurídica dos contratantes, prevendo o maior número de situações e, assim, dando a elas o específico tratamento no âmbito do acordo a ser firmado.

Perante o Poder Judiciário, o Escritório posiciona-se na vanguarda da prestação de serviços advocatícios de contencioso, no respeitante ao domínio das técnicas processuais atuais, detendo grande expertise na condução de demandas de média e alta complexidade que digam respeito a contratos.

Societário

Cypriano Advogados assessora seus clientes na constituição de sociedades empresárias, de todas as modalidades previstas no ordenamento jurídico, ou na revisão dos respectivos atos sociais, visando à criação de pessoas jurídicas que atendam fielmente os interesses dos sócios-constituidores.

O CyA participa de processo de fusão, de aquisição ou de cisão de sociedades empresárias, elaborando todos os estudos e as investigações dos aspectos jurídicos necessários à consecução do negócio da maneira mais segura e precisa para os envolvidos.

O Escritório também atua na prestação de consultoria a sócios ou acionistas na interpretação das cláusulas dos contratos sociais, objetivando dirimir divergências travadas entre os constituidores da sociedade empresária. Persistindo o conflito, o CyA tem expertise para a representação dos interesses e dos direitos de umas das partes em processo judicial, contencioso, ou em processo de arbitragem ou de mediação.

Planejamento Sucessório

As pessoas fazem planos ao longo da vida, constroem uma vida material segura e confortável, mas não gostam ou, mesmo, não pensam que devam, igualmente, planejar a transmissão do patrimônio alcançado após o falecimento.

Um bom Planejamento Sucessório pode tornar a vida dos entes familiares ou das pessoas próximas, que cuidarão desse patrimônio após o falecimento do responsável pela sua construção, muito mais tranquila e harmônica. Mais do que isso, planejar a sucessão pode evitar que desentendimentos entre os entes ou o despreparo de alguns beneficiários coloque todo o patrimônio em perigo. Planejar a sucessão gera também efeitos sobre o pagamento de tributos que incidem sobre a transmissão patrimonial, reduzindo-se os valores que devem ser recolhidos aos cofres estatais.

Cypriano Advogados assessora a estruturação de Planejamento Sucessório.

Falência e Recuperação de Empresa

Os atos visando à finalização da operação de uma empresa, levando-a à extinção, merecem a mesmo grau de cuidado dispendido nos procedimentos necessários à constituição de uma sociedade, sob o ponto de vista de planejamento e do zelo com as exigências jurídicas. O processo de falência é sempre muito traumático, mas pode tornar-se ainda mais danoso se determinados cuidados não forem adotados pelos administradores da empresa.

Por outro lado, uma boa assessoria jurídica em um processo de recuperação da empresa, seja judicial ou extrajudicial, aliada a outras análises importantes à sobrevivência e ao reerguimento da companhia, pode mudar totalmente as perspectivas operacionais de uma sociedade empresária e, após o devido processo, de uma situação grave em relação à saúde financeira e operacional, a companhia pode sair ao mercado fortalecida e preparada para enfrentar a concorrência.

Cypriano Advogados, nas questões jurídicas — especialmente no que impõe a Lei de Falências e de Recuperação Judicial (Lei 11.101/2003) —, assessora sociedades empresárias em dificuldade financeira e comercial no processo de reestruturação ou de extinção.

Recuperação de Créditos

Cypriano Advogados tem atuação profícua em negociações extrajudiciais e em processos judiciais que visem à Recuperação de Créditos. O Escritório conhece e utiliza todos os instrumentos legalmente previstos para a percepção dos valores não adimplidos.

Responsabilidade Civil

Aquele que causa dano ao outro deve recompor o patrimônio material ou imaterial da vítima na exata medida em que ele foi danificado. O Escritório atua no assessoramento jurídico tanto do causador quanto da vítima no processo judicial ou extrajudicial de estipulação da Responsabilidade Civil pelo dano e na estipulação da reparação devida.